Petição exige discussão pública das obras do Parque da Sustentabilidade de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, irá ser confrontado com uma petição a exigir uma discussão pública do projecto do Parque da Sustentabilidade. O documento, promovido pelo movimento Amigos da Avenida, conta já com várias dezenas de assinaturas e constitui mais uma crítica ao projecto de regeneração urbana orçado em 14 milhões de euros.

Esta petição surge na sequência da aprovação das várias propostas de intervenção previstas no Parque da Sustentabilidade, também ela controversa. O presidente da autarquia (PSD-CDS/PP) viu-se obrigado a usar o voto de qualidade para fazer avançar o projecto respeitante ao Bairro do Alboi, uma vez que os vereadores do CDS optaram pela abstenção.

A este episódio seguiram-se as críticas dos moradores daquele bairro - que é uma das zonas a ser intervencionada, juntamente com a Baixa de Santo António. Uma das matérias mais sensíveis prende-se com "a proposta de uma via rodoviária no meio do Bairro do Alboi, cuja vantagem não se consegue perceber", referem os signatários do documento, que questionam ainda a "oportunidade e necessidade" da "criação de uma ponte pedonal aérea entre a Baixa de Santo António e o Parque D. Pedro". No topo da contestação popular ao projecto continua a estar a ponte pedonal do Rossio. A nova e futura travessia do canal central torna a ser referenciada nesta petição, que vem reclamar, junto da edilidade, um debate público em torno das várias intervenções previstas.

Sugerir correcção