Coimbra congela preço dos transportes

Foto
Os SMTUC mantêm os preços em vigor desde 2008 PAULO RICCA

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) decidiram manter este ano os preços ao consumidor, apesar do aumento do IVA, para "não sobrecarregar" os munícipes nesta altura de crise, disse o administrador delegado, Manuel Oliveira.

"O preço dos transportes não vai aumentar em Coimbra, porque o presidente da câmara entende que não se deve sobrecarregar ainda mais os munícipes", afirmou Manuel Oliveira, em declarações à Lusa. O aumento do IVA em 1 por cento representará para os SMTUC, no segundo semestre deste ano, um agravamento de "36 milhões de euros", acrescentou.

Apesar de no ano passado terem registado uma quebra de 1 por cento na procura, os SMTUC esperam agora, com a manutenção dos preços, que "mais pessoas adiram ao transporte público" na cidade.

Há dias, o secretário de Estado dos Transportes anunciou que os preços dos títulos de transportes públicos serão revistos.

Os SMTUC são um dos serviços de transportes urbanos que têm exigido que o Governo os subsidie, à semelhança dos serviços homólogos de Lisboa e do Porto. "Continuaremos a funcionar com o apoio da câmara", disse o administrador delegado dos SMTUC, que não revêem os preços desde 2008.

Sugerir correcção