Currículo de Sócrates nos Estados Unidos tem erros

São pelo menos dois os erros sobre José Sócrates constantes no seu currículo divulgado na página da Universidade de Columbia, onde o primeiro-ministro português discursou na passada semana no World Leaders Forum. Diz-se que foi "um dos fundadores da secção juvenil do Partido Social-Democrata português antes de mudar a sua filiação política e juntar-se ao Partido Socialista em 1981" e que a partir de 1997 teve o cargo de "ministro da Juventude e Desporto e foi um dos organizadores do Euro2004 em Portugal".

Aquando da fundação da Juventude Social-Democrata (Junho de 1974), Sócrates tinha 16 anos e estava ainda na Covilhã. E para se ser membro era preciso já ser militante do PPD - partido onde Sócrates só se inscreveu em Novembro desse ano.

Em 1997, José Sócrates era ministro-adjunto do primeiro-ministro António Guterres. Sob a sua alçada estavam os pelouros da Juventude e do Desporto, é certo, mas estes estavam atribuídos a secretários de Estado, respectivamente, Júlio Miranda Calha e Miguel Fontes.

Há ainda uma omissão. No resumo sobre José Sócrates lê-se que "aos 18 anos foi para Coimbra, onde recebeu um grau [degree] em engenharia civil" e que "recebeu um MBA em 2005 do Instituto Universitário de Lisboa [antigo ISCTE]". O grau recebido em Coimbra foi um bacharelato - e não uma licenciatura como se poderia depreender de uma tradução e por a referência seguinte ser ao MBA.

O currículo divulgado pela Universidade de Columbia fala ainda sobre as enormes mudanças na área da política energética feitas pelo Governo de Sócrates, assim como da reestruturação da administração central no sentido de diminuir a burocracia. Mas realça que a dívida pública e o défice, assim como o alto desemprego continuam a ser problemas por resolver.

A universidade nova-iorquina diz que a informação usada foi facultada pelo gabinete de Sócrates. Mas este diz que a biografia que "usa nestas ocasiões é a que está no portal do Governo" - mas essa é muito mais curta do que a divulgada pela universidade. Esta última até avança os nomes dos filhos do primeiro-ministro. O PÚBLICO contactou o departamento da universidade, mas os responsáveis não souberam explicar a origem dos erros até ao fecho desta edição.

Sugerir correcção