Museu só não pode "abrir" porque está "fechado"

Instituto dos Museus diz que o Museu da Indústria, no Porto, só não foi credenciado por estar encerrado

São explicações contraditórias para o facto de o Museu da Indústria, do Porto, permanecer encerrado ao público: o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirma que "há uma série de exigências feitas pela rede de museus", que impedem a abertura do Museu da Indústria nas instalações que passou a ocupar na zona industrial da cidade ; o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) garante que a única exigência colocada para credenciação do espaço museológico que está por cumprir é a abertura ao público. "Essa é uma das condições básicas para a credenciação do museu", declarou ontem ao PÚBLICO a assessora de imprensa do IMC.

Na segunda-feira passada, na última sessão da Assembleia Municipal do Porto, o deputado comunista Belmiro Magalhães questionou o presidente da câmara sobre a data de abertura do Museu da Indústria, lembrando que, em 2005, a gestão camarária havia prometido que que "o museu não iria ver a sua actividade interrompida" por causa da mudança de instalações. Desde que, nesse ano, saiu do antigo edifício da Companhia de Moagens Harmonia, hoje ocupada pela Pousada do Freixo, o Museu da Indústria continua "temporariamente encerrado", como se pode ler no site da instituição.

Apesar de fechado ao público, o museu foi transferido para a Rua Engenheiro Ferreira Dias, na zona industrial, como o respectivo acervo.

Respondendo a Belmiro Magalhães, Rio afirmou que aguarda a credenciação do espaço pelo IMC. O autarca afirmou então que a câmara estava a "procurar" financiamento para cumprir as exigências feitas pelo IMC.

Contactado pelo PÚBLICO, o departamento de credenciação do IMC referiu que as novas instalações do museu foram visitadas por técnicos da instituição, a 11 de Fevereiro, que não detectaram nada que impedisse a abertura do espaço. "Não foi colocada nenhuma condição que o impedisse [museu] de abrir [já] ao público", reiterou a assessora de imprensa. Na visita dos técnicos do IMC, frisou a mesma fonte, "foi esclarecido" que o processo de credenciação do museu, a homologar pela ministra da Cultura, só prosseguiria depois de o espaço "abrir ao público".

Sugerir correcção