Isto parece um túnel de Ceuta

Esta é uma história exemplar e nada edificante. Um governo PS quis construir um Centro Materno-Infantil no Norte do país, um projecto consensual há cerca de 20 anos, e uma câmara do PSD desalojou um bairro para que tal fosse possível.

Parceria-Antunes era mais do que um bairro no centro de uma cidade esvaziada como se fosse uma clepsidra. Parceria-Antunes era isso mesmo, uma parceria, entre Cedofeita e a Boavista, onde a convivência comunitária tinha muito de exemplar e de edificante. A comunidade tentou, até às últimas consequências, nomeadamente legais, impedir a separação e pulverização por outros bairros, como desastrosamente várias câmaras fizeram anteriormente.

A seguir, um governo PSD ponderou um arremedo de materno-infantil no Hospital de São João, após uma discussão entre hospitais e médicos que, provavelmente, teve mais de corporativo e de político que de técnico e orçamental. Os terrenos ficaram vazios e neles surgiram novas habitações, certamente melhores, mas a comunidade de Parceria-Antunes continuou a ter todas as razões para questionar a facilidade e a destreza com que se movem pessoas de um lado para o outro.

Um novo governo PS voltou a relocalizar o centro materno na esfera do Santo António, nos mesmos terrenos da maternidade, mas agora bem mais apertados. A câmara, ainda do PSD, indignou-se com o ziguezague. Agora, pela segunda vez, os serviços municipais colocaram entraves à sua construção por a mesma significar uma violação do Plano Director Municipal, como se dois patamares da administração pública não fossem capazes de se entender por causa de 28 lugares de estacionamento.

Tendencialmente, o caso tem todos os condimentos para que o seu desfecho não seja edificante. De um lado, uma câmara que quer ser séria, mas que confunde seriedade com obstinação. E do outro o secretário de Estado da Saúde, que é do Porto e que é, além disso, líder da concelhia do PS e, quem sabe, candidato nas autárquicas daqui a três anos.

Caso a câmara volte a chumbar a construção do Centro Materno-Infantil estão criadas as condições para mais uma daquelas birras monumentais. A avaliar pela procrastinação que lhe dedicam, mais rapidamente se aprende a fazer rebuçados ou se atribui ao marechal Costa Gomes o nome de uma rua, para diminuir a solidão de Saldanha e Gomes da Costa. Este, pelo menos, atravessou o Porto a caminho de Lisboa.

Sugerir correcção