Cartas à Directora

Foto

Falência democrática

A notícia era discreta, ocupando apenas um cantinho da página 9 da edição deste jornal no dia 22 de Dezembro: Portugal tem uma "democracia com falhas", dizia o título. Lendo a noticiazinha ficamos a saber que, em 2011, o declínio da democracia se concentrou na Europa (Finlândia, Irlanda, Alemanha, Portugal, Itália e Grécia). Todos os países da lista perderam pontos, principalmente devido à erosão da soberania associada aos efeitos da crise, a União Europeia a encontrar no declínio da democracia um ponto forte das suas políticas. De há uns tempos a esta parte que se fala por aí, à boca pequena, do conceito de pós-democracia, um conceito que seria interessante debater de forma mais alargada, mas que, estranhamente, tem sido muito pouco (ou mesmo nada) divulgado nos meios de comunicação social. Podemos caracterizar a pós-democracia como um regime em que somos governados por grupos económicos que não se sujeitam ao escrutínio popular e se representam exclusivamente a si próprios, fazendo prevalecer os seus interesses particulares em detrimento dos interesses colectivos. Bastaria olhar para a forma como os actuais primeiros-ministros da Itália e da Grécia chegaram aos cadeirões que agora aquecem e, mais curioso ainda, observar os respectivos currículos em instituições financeiras com muitas culpas no cartório do afundamento geral das economias europeias. Estes homens não foram eleitos, o que nos leva a um patamar superior da pós-democracia: os responsáveis políticos são cooptados entre ex-dirigentes de grupos económicos, não se sujeitando ao escrutínio popular e representando exclusivamente os interesses particulares desses grupos, em detrimento dos interesses colectivos.

É complicado viver a História antes de ela ser escrita e vertida devidamente em manuais escolares nas páginas correspondentes, para que possa ser estudada com a distância que se impõe à formação de ideias claras e conclusões avisadas. Talvez, dentro de algumas décadas, os tempos que vivemos venham a ser considerados como a época da falência da democracia, a génese de uma nova ordem mundial, saída daquilo que designamos por "globalização". Talvez os tempos que agora vivemos venham a ser considerados como a época em que o "sonho americano" foi substituído pelo "pesadelo chinês", os tempos em que os cidadãos das ex-democracias foram confrontados com um novo paradigma social: trabalhar cada vez mais, receber cada vez menos e ir perdendo todos os direitos que caracterizavam os "Estados sociais" que evoluíram ao longo de décadas após a II Guerra Mundial. Talvez as coisas venham a ser assim ou, quem sabe, talvez nada disto venha a acontecer.

Olho para o nosso primeiro-ministro, para a forma como o actual Governo português tenta governar a crise e não me sinto particularmente optimista. Sinto-me até muito pessimista. Apetece-me virar as páginas do jornal rapidamente até chegar à secção de desporto ou, então, ler o jornal de trás para a frente. É preferível observar as tabelas classificativas dos vários campeonatos de futebol por essa Europa fora a concentrar a atenção nas oscilações da Bolsa.

Rui Silvares, Cova da Piedade

Sugerir correcção